CITECA – Centro de Investigação em Tecnologias Avançadas

Projetos Autónomos

Projeto 1 | Aplicação de técnicas de Machine Learning e Deep Learning para classificação de imagens em tempo real

Projeto para desenvolvimento de framework para classificação de imagens de videovigilância capturadas em tempo real, com o objectivo de identificar se há um número de pessoas que ultrapassem a lotação máxima expectável para o local.
Tem-se como objetivo criar uma start-up, recorrendo a fundos comunitários, para desenvolvimento de um protótipo, teste e comercialização.

  • Objetivos: criar uma startup, recorrendo a fundos comunitários, para desenvolvimento, teste e comercialização
  • Orientação científica: João Almeida
  • Coordenação Técnica: Pedro Garrido, Paulo Monteiro
  • Parceria: Eng. Rui Silva (proponente)
  • Desenvolvimento: pela equipa de Investigadores do CITECA e pelos estudantes da Licenciatura de Engenharia Informática do 3º ano.

Projeto 2 | Criação de uma Plataforma para Gestão de Associações de Estudantes

Com este projeto pretende-se criar uma plataforma suportada na Web, baseada numa Framework do tipo Django ou Web2Py, com o intuito de fazer a gestão de uma Associação de Estudantes de forma simples e transparente para o utilizador.

Objetivos: permitir uma gestão das atividades e eventos de uma associação de estudantes, através de uma interface apelativa e “user-friendly”, sem programação e com base em Templates pré-definidos.

  • Orientação científica: João Almeida
  • Coordenação Técnica: Ricardo Baptista e Paula Serra
  • Parceria: AEISTECP
  • Desenvolvimento: Tiago Santos com apoio dos membros da direção da Associação de Estudantes do ISTEC-Porto.

Projeto 3 | Projeto de parceria entre o CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento e o ISTEC Porto

Tendo em conta os contactos realizados em 2020 entre a Direção do CITECA – Centro de Investigação em Tecnologias Avançadas e o representante do Head of Academy CEIIA, Dr. Rui Miguel Dias, foram concretizados um conjunto de projetos e prestação de serviços nas seguintes áreas:

  • UI/UX;
  • Design de interação, usabilidade e serious games;
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Projeto 4 | Projeto de parceria entre a empresa “Blue Insight Technologies” e o ISTEC Porto

Com sede em Matosinhos, esta entidade tem como objeto a engenharia e integração de sistemas; atividades de processamento de dados, domiciliação de informação e atividades relacionadas; fabricação de embarcações, veículos submarinos e equipamento de observação no oceano; transportes marítimos; atividades de engenharia e técnicas afins; outra investigação e desenvolvimento das ciências físicas e naturais; tanto para o mercado civil como da defesa.
Desde, 2021 e face aos acordos de parceria que existem entre o ISTEC Porto e a Blue Insight Technologies as entidades tem colaborado em vários projetos, com foco na economia azul, e essencialmente em áreas relacionadas com a área da multimédia e na área da programação informática. Assim, foram realizados um conjunto de projetos e prestação de serviços nas seguintes dimensões tecnológicas:

  • Análise de Big Data (envolve análise de dados não relacionais);
  • Desenvolvimento de suportes e conteúdos de multimédia;
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Projeto 5 | Projeto de parceira entre a empresa “4life, Sustainable Engineering Products” e o ISTEC Porto

Com foco na área, esta sociedade tem por objecto o desenvolvimento, prototipagem e industrialização de dispositivos para aplicação médica. Com sede em Matosinhos, esta entidade tem vindo a desenvolver, não só o desenvolvimento de dispositivos médicos, assim como projetos associados com a formação e capacitação de recursos humanos na área da medicina, nomeadamente, na área da ventilação assistida e com foco nos países da Língua Oficial Portuguesa. Entre os principais parceiros internacionais desta entidade está a Fundação Oswaldo Fiocruz, do Brasil.
Com estreita relação de parceria, desde 2020, entre a 4Life e o ISTEC Porto, esta última entidade, tem apoiado a 4Life no desenvolvimento de vários projetos, em particular, na partilha de conhecimento, e na capacitação e formação de profissionais portugueses e de profissionais dos Países da Língua Oficial Portuguesa da saúde. Assim, os projetos desenvolvidos tiveram o apoio do ISTEC Porto, nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de suportes e conteúdos de multimédia;
  • Institucionalização de um sistema de e-learning com osa seguintes componente:
    • Customização de uma plataforma e-learning pré-existente (LMS);
    • Desenvolvimento de conteúdos assíncronos;
    • Desenvolvimento de conteúdos síncronos;
    • Desenvolvimento de fóruns de discussão e avaliação de conhecimentos.
  • Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

Projeto 6 | Projeto de parceira entre a empresa “Atlantis – Tecnologias em Saúde” e o ISTEC Porto

A Atlantis – Tecnologias em Saúde, Unipessoal Lda é uma sociedade detida exclusivamente pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem sede no distrito do Porto, no concelho de Matosinhos e que esteve desde o primeiro momento da pandemia que o mundo enfrentou nos últimos anos, dedicado á partilha de conhecimento e de boas práticas de diagnóstico com diferentes entidades do sistema de saúde português de forma a se dar uma resposta ágil à escassez de meios técnicos de resposta à Covid-19.
Com parceria com o ISTEC Porto, desde finais de 2021, o projeto desenvolvido conjuntamente tem o foco nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de suportes e conteúdos de multimédia;
  • Desenvolvimento de suportes comunicacionais digitais;
  • Desenvolvimento de um plano estratégico para o marketing digital.

Projeto 7 | Projeto de parceria entre a empresa “4Lifelab – Laboratório Colaborativo (Associação)”, e o ISTEC Porto

Com sede no concelho do Porto, no Centro Hospitalar Universitário São João, o 4Lifelab – Laboratório Colaborativo (Associação), esta entidade tem como visão posicionar Portugal nas cadeias de valor globais dos mercados da saúde do futuro, contribuindo para a reindustrialização e soberania do país e da Europa, através da geração de produtos e serviços inovadores, (avançados) e de base tecnológica para uma melhor qualidade de vida. A sua missão é também criar um ecossistema ágil e competitivo, que junta a excelência em ciência, medicina, engenharia e indústria, para o desenvolvimento, industrialização e certificação de dispositivos médicos avançados e sistemas relacionados, em ciclos curtos, atendendo aos padrões do mercado global e possibilitando práticas inovadoras que melhorem resultados médicos em respostas rápidas a situações de emergências e de crise. Os seus associados são o Centro Hospitalar Universitário São João, o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a TMG – Automotive, o Fraunhofer Portugal, a Wise hs, a Universidade do Minho, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a 4life, Sustainable Engineering Products.
Desde 2021, a Associação 4Lifelab e o ISTEC Porto tem vindo a desenvolver vários projetos, nomeadamente na área do desenvolvimento de instrumentos para a capacitação e formação de profissionais na área da saúde, bem como na área do tratamento de dados relacionados com a utilização de dispositivos médicos. Assim, vejamos algumas das áreas que têm sido desenvolvidas conjuntamente:

  • Institucionalização de um sistema de e-learning com osa seguintes componente:
    • Customização de uma plataforma e-learning pré-existente (LMS);
    • Desenvolvimento de conteúdos assíncronos;
    • Desenvolvimento de conteúdos síncronos;
    • Desenvolvimento de fóruns de discussão e avaliação de conhecimentos.
  • Desenvolvimento de suportes e conteúdos de multimédia;
  • Desenvolvimento de suportes comunicacionais digitais;
  • Desenvolvimento de um plano estratégico para o marketing digital.
  • Análise de Big Data (envolve análise de dados não relacionais);
  • Desenvolvimento de plataformas de rastreabilidade através do uso da tecnologia de blockchain.

PROJETOS DOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS

Título: CONSCIENCIALIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO EM SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO

Desenvolvimento: Diogo Alegria
Orientadores: João Almeida e coorientadora Paula Serra

Título: ENVIRONMENTAL STORYTELLING

Desenvolvimento: Duarte Costa
Orientador: Especialista Carlos Couto

Título: AppSockets

Desenvolvimento: Tiago Lima
Orientador: Especialista João Rebelo

CITECA – Centro de Investigação em Tecnologias Avançadas

Projetos Internacionais

Projeto 1 | Desenvolvimento de simulador de evacuação de locais de diversão noturna, com recurso a jogos sérios, para captura e eliciação de comportamento humano, em situações de emergência.

1. DESCRIÇÃO
Participantes: Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (ISTEC-Porto).
Início: 01 de fevereiro de 2021.
Término: 31 de janeiro de 2026.
Coordenador: Prof. Dr. Rogério Cattelan Antocheves de Lima (UFSM) e Prof. Dr. João Emílio de Almeida (ISTEC-Porto).
Desenvolvimento: Estudantes da licenciatura de Engenharia Multimédia do ISTEC-Porto.

2. ENQUADRAMENTO:
Nas últimas décadas, ocorreram incêndios em locais de reunião de público, em casas de diversão notura, dentre os quais destacam-se os incêndios na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul (Brasil), no dia 27 de janeiro de 2013, que vitimou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridas; The Station, na cidade de West Warwick em Rhode Island (EUA), ocorrido no dia 20 de fevereiro de 2003, que causou a morte de 100 pessoas e centenas de feridos; na casa noturna República Cromañón, na cidade de Buenos Aires (Argentina), ocorrido em 30 de dezembro de 2004, causando a morte de 194 pessoas e deixando 1524 feridas e na casa noturna Cocoanut Grove, na cidade de Boston, Massachusetts (EUA), ocorrido em 28 de novembro de 1942, causando a morte de 492 pessoas e deixando muitas outras feridas.
As casas noturnas costumam ser locais amplos, com vários espaços, onde geralmente se concentram grande número de pessoas. A organização espacial da sua estrutura e espaços não costumam ser de pleno conhecimento do público, uma vez que são de utilização esporádica.
Os frequentadores, na maioria das vezes, são jovens que podem ter ingerido bebidas alcoólicas e, dependendo da intensidade de uso, podem ter suas capacidades cognitivas alteradas. Sabe-se que o álcool afeta o organismo humano, podendo causar redução da concentração, diminuição da capacidade de raciocínio, lentidão dos reflexos, prejuízos à condição motora, falta de equilíbrio e perda de memória.
Essas características podem ser bastante prejudiciais em situação de incêndio, em que naturalmente já há um contexto marcado por pânico, medo, angústia, cenário em que as decisões devem ser certeiras e onde o tempo é vital.
Uma vez que estas características podem interferir no tempo de evacuação, bem como no comportamento humano e na tomada de decisões durante os procedimentos de abandono, torna-se fundamental a realização de exercícios de evacuação com os ocupantes. Porém, tal não é viável, pois os clientes são de proveniências variadas e a organização de simulacros obrigaria a uma logística que não é compatível com o tipo de uso destes estabelecimentos.
Assim, propõe-se que seja utilizada uma alternativa aos exercícios de evacuação real, para o treino de equipas e frequentadores dos ambientes, ferramentas de simulação computacional, construídas com base em motores de jogos, que são menos onerosas e permitem alterar as restrições do ambiente, para avaliar diferentes condições de exposição ao sinistro.

3. OBJETIVO (S):
Simular, por meio de jogos sérios computacionais, a evacuação de pessoas em locais de reunião de público em situação de incêndio. Dentre as condições de exposição, pretende-se avaliar o efeito do álcool no comportamento humano quando do abandono e, com isso, auxiliar engenheiros e arquitetos a projetar ambientes mais seguros, bem como fornecer dados científicos para a atualização das normativas legais vigentes.

4. METAS:
As metas para a realização do referido trabalho são:

  • Modelar os cenários a serem investigados;
  • Testar a interface e realizar ajustes, se necessário;
  • Executar as simulações;
  • Analisar os resultados;
  • Publicar os resultados em revistas com elevado fator de impacto.

5. RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se com o desenvolvimento deste trabalho eliciar comportamentos humanos sob o efeito do álcool, por meio de jogos sérios, no processo de evacuação de locais de reunião de público numa situação de incêndio. E, dessa forma, observar a interferência nos processo de tomada de decisões, nas ações e nos comportamentos dos indivíduos, durante o abandono da edificação, e a sua influência no tempo de evacuação.

Projeto 2 | Escape to Your Future – 2020-2-ES02-KA205-015372.

O primeiro, Escape to Your Future, decorreu entre janeiro de 2020 e julho de 2022, e tratou-se de uma parceria que envolveu o ITA (ISTEC Lisboa e ISTEC Porto), o Centre d’Estudis Politècnics (Espanha, coordenador) e a Associação Não Governamental Logos, NGO (Polónia).
De um modo geral o projeto visou promover ações, desenvolver conteúdos e instrumentos educativos digitais e analisar o impacto das metodologias inovadoras (nomeadamente gamificação) nos grupos-alvo e stakeholders, enraizadas num processo de mudança civilizacional (social, política, económica e cultural). Aproveitando sempre as aptidões e competências individuais de cada parceiro e cada indivíduo participante, ancorado pelas melhores práticas de investigação.
Podemos destacar como produtos principais do projeto um manual sobre gamificação para formadores/educadores/youth workers, um massive open online course (MOOC) gamificado sobre diversos conceitos para a empregabilidade (e.g. empreendedorismo, criação de CV, entrevista de emprego, carta de apresentação) e uma Escape Box também sobre empregabilidade com vista ao desenvolvimento de soft-skills através de metodologias não formais e game-based learning.
No que se refere ao ISTEC Porto, contou com a participação do Prof. João Almeida e do Prof. Ricardo Baptista, particularmente numa fase intermédia do projeto, designadamente no desenvolvimento de conteúdos educativos e formativos.

Ver Projeto

Projeto 3 | Entrepreneurial Women in ICT – Enhancing Skills to Bridge Digital Divide – 2020-1-PT01-KA226-VET-094680

Quanto ao projeto eWomen in ICT, este projeto surgiu no seguimento do projeto anterior, após identificação de necessidades específicas que o projeto Escape to Your Future não endereçava. Esta parceria, no setor do Ensino Profissional e Vocacional, conta com parte dos parceiros do Escape To Your Future (nomeadamente o ITA enquanto coordenador e o Centre d’Estudis Politècnics) aos quais se juntaram o Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), a comunidade de coworking CoEspai (Espanha) e a empresa de formação FA Magdeburg GmbH.
Coordenado pelo ITA, este projeto que iniciou em maio de 2021 e que terminará em abril de 2023, procura combater o hiato entre géneros nomeadamente no acesso à formação e emprego nas áreas das tecnologias de informação e empreendedorismo.
A participação do ISTEC Porto, conta com o envolvimento do prof. João Almeida, particularmente no output intelectual referente ao Manual de orientações pedagógicas, ferramentas de avaliação, validação e reconhecimento de competências técnicas em TIC e competências empresariais.

Ver Projeto

Projeto 4 | Innovating Virtual Reality and EU standards in the real estate sector - 2021-1-BG01-KA220-VET-000034659

Este projeto, no âmbito do Ensino Vocacional e Profissional, é coordenado por uma associação Búlgara – Association “FIABCI – Bulgaria”, contando com a participação de mais 6 parceiros, ISTEC (Portugal), Balgarska Stopanska Kamara – Sayuz Na Balgarskia Biznes (Bulgária), P&C Company Ltd (Bulgária), Akmi Anonimi Ekpaideftiki Etairia (Grécia), Agenzia Per Lo Sviluppo Dell’Empolese Valdelsa (Itália) e VsI Socialiniu Inovaciju Centras (Lituânia).
Trata-se de um projeto ainda em fase inicial dos trabalhos e que se prolongará até 2024.
Este projeto visa desenvolver um conjunto de materiais quer tecnológicos quer formativos, orientados para o setor do imobiliário. Além disso serão realizados estudos que procurarão compreender as diferenças quer legislativas quer em termos de formação no setor imobiliário dos diversos países. Em termos gerais existem 5 Project Results, desde o desenvolvimento de currículos VET de com recurso a realidade virtual, metodologias para integração de modelos de ensino online, software de realidade virtual, plataforma de e-learning e uma base de dados de Recursos Educacionais Abertos.
A componente da realidade virtual é mesmo um elemento central deste projeto e onde a participação do ISTEC (enquanto instituição de ensino nas áreas das tecnologias de informação) será maior.
O projeto contará ainda com eventos multiplicadores mistos (com participantes em presença e virtuais) nos vários países parceiros e com uma atividade de formação para estudantes mista, sendo que a componente presencial irá ocorrer na Bulgária previsivelmente no final do próximo ano (2023).
Neste projeto em particular, e até ao momento, a participação do ISTEC Porto conta com o Prof. João Almeida, responsável pelo estudo sobre a realidade formativa e legislativa do setor imobiliário em Portugal.

Projeto 5 | ANALYSIS (Training Media Professionals on Applying advanced, highimpact digital technologies to combat disinformation) – KA220-VET-78AE5548

O referido projeto ANALYSIS foi concebido de acordo com o texto do convite Erasmus+, e tem como objetivo apoiar a estratégia da UE em transformação digital e complementar pelo menos duas prioridades específicas de VET. A proposta aborda todos os objetivos das Parcerias de Cooperação e contribui para os principais problemas relativos à educação de adultos tal como descrito nos relatórios da Comissão Europeia sobre as políticas de educação de adultos para a Grécia, Áustria e Portugal. ANALYSIS responde à necessidade dos jornalistas de aprenderem as competências digitais avançadas necessárias para combater a desinformação e adquirir o essencial que um futuro jornalista precisaria, para assegurar um emprego a longo prazo. Propomos a criação de programa intensivo de educação para combater a desinformação na Grécia, Áustria e Portugal, num contexto de declínio da confiança em meios de comunicação social tradicionais, uma lacuna na educação de verificação de factos, preocupação com o aumento e impacto da desinformação, e registados necessidades no mercado de trabalho. E uma análise e mapeamento do uso e criação de ferramentas digitais e multimédia para combater a desinformação nos diferentes meios digitais.