Candidatura

Licenciatura - 1º Ciclo

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior

Os candidatos serão selecionados para o curso em questão, através da atribuição de uma nota de candidatura, na escala de 0 a 200, calculada utilizando a seguinte ponderação

65%

Nota Final do Ensino Secundário

35%

Nota da Prova de Ingresso

Os candidatos terão de respeitar a nota mínima de 95 pontos na prova de ingresso respetiva e 95 pontos na média de candidatura

Os candidatos serão ordenados por ordem decrescente das respetivas notas de candidatura nas vagas existentes.

Para completar o processo de candidatura é necessário os seguintes documentos:
  • Foto atual
  • Curriculum vitae
  • Certificados de habilitações discriminado com média
  • Cartão de Cidadão

Empty section. Edit page to add content here.

Maiores de 23 anos

Candidatos que tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro do ano anterior à realização das provas e que possuam quaisquer habilitações de ensino.

Passos da Candidatura

Requisitos para a Candidatura

Documentos a apresentar na inscrição às provas de admissão para maiores de 23 anos, concluídos até 31 de Dezembro do ano civil anterior à realização das provas:

  • Certificado de Habilitações;
  • Curriculum Vitae em modelo europeu;
  • Documento de Identificação.

Componentes da avaliação da candidatura

Realização de uma prova de capacidade de assimilação e exposição.

Primeira parte – Audição por parte do candidato de uma lição proferida por um professor da área científica do curso pretendido com a duração de 30 minutos;

Segunda parte – Apresentação escrita por parte do candidato de uma exposição sucinta da mesma lição, dispondo de 1 hora para a elaborar.

50%

da nota final

Apreciação do currículo escolar e profissional do candidato

25%

da nota final

Avaliação das motivações apresentadas pelo candidato para a escolha do curso superior, através da realização de uma entrevista

25%

da nota final

Mudança de Par Instituição/Curso

DestinatáriosAtravés do regime de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso poderão candidatar-se:

  • Os estudantes que já estiveram matriculados e inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior português desde que não o tenham concluído.
  • Os estudantes que já estiveram matriculados e inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior estrangeiro em curso definido como superior pela legislação do país em causa desde que não o tenham concluído.

Unidades Curriculares

Os candidatos que não cumpram os requisitos formais para acesso ao ensino superior, podem inscrever-se em unidades curriculares que integram as licenciaturas ministradas no ISTEC, em regime livre ou em regime de avaliação.

As unidades curriculares concluídas em regime de avaliação, quando o candidato ingressar formalmente no ISTEC, serão imediatamente creditadas, de acordo com a legislação em vigor.

Assim, a inscrição em unidades curriculares em regime de avaliação, constituirá uma forma de aproveitar o tempo e adquirir conhecimentos, por parte de interessados que ainda não possuem os requisitos formais para se inscreverem num curso de licenciatura.

Documentação a entregar pelo candidato

  • Boletim de Vacinas;
  • 2 Fotografia;
  • Documento de Identificação;
  • Certificado de habilitações.

Pedido de Informação